Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Wagner anuncia vinda para a Bahia de uma das maiores montadoras chinesas

O governador Jaques Wagner deve anunciar em meados de setembro a vinda de mais uma montadora chinesa para a Bahia. Tudo indica que anúncio sairá logo após o governo do federal publicar o decreto que permite as empresas importadoras em processo de instalação de fábricas no Brasil terem direito a isenção do IPI.

O nome da nova montadora é, no entanto, um dos mais bem guardados segredos do governo Wagner, mas diferente do que foi divulgado na imprensa, a nova montadora chinesa não seria apenas uma fábrica de caminhões, mas, sim, uma das maiores empresas do setor no país.

Extra oficialmente, o Bahia Econômica apurou, junto a fontes no setor privado, que a empresa que o governador Jaques Wagner anunciará na próxima semana deve ser a montadora, Great Wall, a maior fabricante de carros da China de capital privado.

O projeto seria liderado pelo grupo CAOA do empresário Carlos Alberto de Oliveira Andrade. A empresa estava negociando também com os estados de Pernambuco e Paraíba, mas as condições oferecidas pela Bahia, no relacionado a portos e incentivos e ao terreno, que seria doado e já foi escolhido, pesaram a favor do estado. O modelo a ser fabricado seria o crossover urbano Haval M4 e a produção seria em torno de 100 mil veículos anualmente. O investimento seria superior a R$ 1 bilhão.

Outra fonte informou que o projeto seria liderado efetivamente pelo grupo Caoa, mas que a empresa que viria se implantar seria a BYD - Build Your Dreams, uma montadora chinesa de porte, tida como a mais avançada nas pesquisas para o desenvolvimento de modelos elétricos e híbridos. O investimento nesse caso seria de R$ 600 milhões

O Bahia Econômica não confirma a notícia, uma vez que nenhuma fonte do governo do Estado avalizou a informação. Além disso, no âmbito governamental outras empresas estão sendo citadas constamente, a exemplo da Haima, responsável pelas marcas Ssangyong e Changan (ex-Chana), da Dongfeng Motor Corporation, que instalaria uma montadora de caminhões de pequeno porte, e da Foton Aumark, fábrica de caminhões que teria como representante no Brasil o ex-presidente do BNDES Luiz Carlos Mendonça de Barros.

  • Publicações3464
  • Seguidores18
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações313
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/wagner-anuncia-vinda-para-a-bahia-de-uma-das-maiores-montadoras-chinesas/100049153

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)