Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Governo confirma queda das tarifas de importação

    O ministro da Fazenda, Guido Mantega, confirmou nesta quinta-feira que o governo não renovará o aumento do Imposto de Importacao (II) anunciado no fim de 2012, como adiantou o Valor.

    O tributo foi aumentado para uma lista de cem produtos e vigora até o fim de setembro deste ano. As mercadorias beneficiadas vão desde batatas até insumos para a indústria química. Na ocasião, a lista foi editada após o Mercosul autorizar cem novas exceções à Tarifa Externa Comum (TEC) do bloco.

    Quando o governo aumentou a alíquota do II desses produtos, a indústria brasileira estava sofrendo forte assédio de importações e o câmbio não era favorável, explicou Mantega.

    Agora, o país tem condições de retornar às alíquotas anteriores, ou seja, reduzir as alíquotas atuais, completou o ministro.

    Graças à medida, a indústria poderá obter insumos mais baratos e desta maneira ter mais competitividade.

    Realidade cambial

    Mantega afirmou que a realidade cambial [do Brasil] mudou e portanto não fazia mais sentido manter as alíquotas mais altas do Imposto de Importacao (II). Nossa realidade cambial mudou. Dólar se valorizou e não faz sentido manter essa elevação da tarifa de importação, disse Mantega.

    Em setembro do ano passado, a tarifa média do Imposto de Importacao (II) de 8% a 12% passou para patamar em torno de 25%. A partir de outubro, voltarão ao patamar anterior uma redução média de 10 a 15 pontos percentuais.

    Indústria

    Ao justificar o fim da medida que beneficiava setores da indústria, o ministro Mantega afirmou que, com o cambio atual, "os setores ganharam uma defesa natural. O ministro citou ainda o problema criado pelo Fed [ao anunciar a revisão de estímulos monetários], que gera uma desvalorização passageira.

    Mantega mencionou ainda as diversas medidas em prol da indústria anunciadas pelo governo, como a desoneração da folha salarial para diversos setores e o Programa de Sustentação do Investimento (PSI).

    Ele informou ainda que o efeito da medida é deflacionário, já que ou as indústrias que produzem no Brasil baixam o preço ou enfrentarão mais concorrência.

    • Publicações3464
    • Seguidores18
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações16
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/governo-confirma-queda-das-tarifas-de-importacao/100632660

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)