Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    CNI quer acelerar compensação de crédito tributário

    BRASÍLIA A Confederação Nacional da Indústria (CNI) quer compensar crédito tributário de exportação com o abatimento de dívidas previdenciárias. E pede novas ações do governo a fim de acelerar a devolução de cerca de R$ 16 bilhões em crédito tributário estocado, já que, segundo a entidade, as regras atuais beneficiam menos de uma dezena de empresas.

    Segundo Robson Andrade, novo presidente da CNI, há discussões com o governo e propostas para votação pelos ministros da Câmara de Comércio Exterior (Camex) na pauta de dezembro.

    Ele reclama do calvário de exigências da Receita Federal, a partir de regras baixadas em junho deste ano, para que as exportadoras tenham de volta crédito obtido com impostos pagos sobre produtos para exportação.

    Além de melhorar para o exportador, Andrade diz que vai trabalhar para o cumprimento de promessa de campanha da presidente eleita Dilma Rousseff, no sentido de desonerar o investimento. Cerca de 30% do que é investido é imposto, que só será recuperado até cinco anos depois, queixou-se ele.

    Sobre a questão do elevado peso dos impostos, Andrade disse que seguirá defendendo a reforma tributária como item importante da agenda da CNI. Mas explicou que a grande dificuldade é os empresários e os governos federal, estaduais e municipais enxergarem o que trará aumento de receita ou de carga fiscal, no futuro.

    O presidente da CNI disse ainda que acatará a equipe econômica do novo governo, mas pretende ser firme e intransigente na defesa dos interesses do país.

    Ele citou a redução de gastos fiscais como medida fundamental para que o Banco Central - que, a seu ver, deve ser independente, realmente, e ter autonomia" - também reduza os juros.

    (Azelma Rodrigues | Valor)

    • Publicações3464
    • Seguidores18
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações17
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cni-quer-acelerar-compensacao-de-credito-tributario/2470296

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)