Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    ADI 4616 - Ministro adota rito sumário e Sindifisco Nacional é aceito como Amicus Curiae

    A ação direta de inconstitucionalidade (ADI) nº 4616 foi proposta pelo Procurador-Geral da República Roberto Monteiro Gurgel Santos, com base na representação do SINDIFISCO NACIONAL, com pedido de medida cautelar contra as alterações na legislação que permitiram aos antigos técnicos do Tesouro Nacional, de nível médio, ingressarem no cargo de analista-tributário da Receita Federal do Brasil, de nível superior, sem a realização de novo concurso público.

    A alegação do Procurador-Geral é que os dispositivos que permitiram a transposição de cargos afrontam o artigo 37, inciso II da Constituição Federal.

    A carreira de Auditoria do Tesouro Nacional foi criada pelo Decreto-Lei 2.225/85 e que, inicialmente, previa a exigência de escolaridade de nível superior para ingresso no cargo de auditor e de nível médio para o de técnico.

    A Medida Provisória nº 1.915/99 reorganizou a carreira e passou a denominá-la Auditoria da Receita Federal. A nomenclatura dos cargos também foi alterada para auditor-fiscal da Receita Federal e técnico da Receita Federal e passou a se exigir nível de escolaridade superior para os dois cargos.

    Segundo o Procurador-Geral, ao se efetivar a transposição do cargo de técnico do Tesouro Nacional para o cargo de técnico da Receita Federal, a medida provisória permitiu a investidura em cargo de nível superior a servidores que antes ocuparam cargos de nível médio.

    A regra sobre a transposição foi mantida em todas as reedições posteriores da MP, bem como na respectiva lei de conversão (Lei 10.593/2002).

    Roberto Gurgel ressalta que a Lei 11.457/2007 realizou nova estruturação na carreira de auditoria, transformando os cargos de técnicos da Receita Federal em analistas-tributários da Receita Federal, não considerando que o cargo de analista apresenta atribuições e nível de complexidade diversos daquele inicialmente ocupado pelo servidor.

    Dos Pedidos

    Na ação, o Procurador-Geral da República solicita a concessão de liminar para suspender a eficácia dos dispositivos questionados, alegando afronta ao artigo 37, inciso II da Constituição Federal.

    No mérito, além de requerer a inconstitucionalidade dos dispositivos atacados, pede também a interpretação conforme a Constituição do parágrafo 3º do artigo 10 da Lei 11.457/2007, de modo a excluir de sua aplicação a possibilidade de nomeação, para o cargo de analista tributário da Receita Federal do Brasil, de candidatos que fizeram concurso para o cargo de técnico da Receita Federal do Brasil.

    Do rito sumário

    O ministro do STF Gilmar Mendes aplicou o artigo 12 da Lei nº 9.868/99, que permite a análise direta do mérito quando o relator, em face da relevância da matéria e de seu especial significado para a ordem social e a segurança jurídica, deixa de apreciar o pedido de liminar e, após a prestação das informações, no prazo de dez dias, e a manifestação do Advogado-Geral da União e do Procurador-Geral da República, sucessivamente, no prazo de cinco dias, submete à ação diretamente para julgamento ao Tribunal.

    Amicus Curiae

    No despacho o ministro deferiu o pedido formulado pelo Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil SINDIFISCO NACIONAL, por meio da Petição 66.339/2011, para que possa intervir no feito na condição de amicus curiae.

    ADI 4616 Similaridade com a ADI 4233

    O Instituto dos Auditores Fiscais da Bahia acompanha com interesse a tramitação da ADI 4616, proposta pelo Procurador-Geral da República Roberto Monteiro Gurgel Santos, já que a decisão do Supremo Tribunal Federal nesta ação terá repercussão na ADI 4233 que questiona o trem da alegria na SEFAZ Bahia.

    • Publicações3464
    • Seguidores18
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações3671
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/adi-4616-ministro-adota-rito-sumario-e-sindifisco-nacional-e-aceito-como-amicus-curiae/2818982

    Informações relacionadas

    Supremo Tribunal Federal
    Jurisprudênciahá 3 anos

    Supremo Tribunal Federal STF - MEDIDA CAUTELAR NA AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE: ADI 6966 DF XXXXX-63.2021.1.00.0000

    Lucas Cotta de Ramos, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    O Ministério Público pode desistir de recurso interposto no processo penal?

    Supremo Tribunal Federal
    Jurisprudênciahá 4 anos

    Supremo Tribunal Federal STF - AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE: ADI 5817 SP

    Supremo Tribunal Federal
    Notíciashá 10 anos

    STF julgará aproveitamento de servidores de nível médio em cargo de nível superior

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 15 anos

    Plenário do STF admite a ADPF 101, que versa sobre a importação de pneus usados

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)