Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Brasil passa Reino Unido e é a 6ª economia mundial, diz jornal inglês

    SÃO PAULO O Brasil passou o Reino Unido para tornar-se a sexta maior economia do mundo, segundo levantamento do Centro de Pesquisa de Economia e Negócios (CEBR, na sigla em inglês) divulgado nesta segunda-feira pelo jornal britânico "The Guardian". A crise financeira de 2008 e a recessão subsequente relegaram o Reino Unido ao sétimo lugar em 2011, enquanto o Brasil, a maior economia da América do Sul, continuou a mostrar crescimento, lastreado em aumento das exportações para a China e outros países asiáticos.

    O levantamento do CEBR aponta ainda que a Rússia e a Índia, que também fazem parte dos Brics (grupo formado ainda por China, Brasil e África do Sul), devem se beneficiar de um surto de crescimento nos próximos 10 anos e relegar a economia britânica ao oitavo lugar entre as maiores do mundo.

    Para o jornal, a única compensação para os representantes do governo preocupados com a relativa queda da economia do Reino Unido está no fato de que a França deve perder posições em ritmo ainda mais rápido. Por enquanto, o presidente da França, Nicolas Sarkozy, pode se gabar de que a França está atrás apenas dos Estados Unidos, China, Japão e Alemanha, em quinto lugar, mas até 2020, segundo as projeções do CEBR, o país deverá ficar atrás do Reino Unido, na nona posição. A Alemanha também deve perder lugares e se tornar a sétima maior economia do mundo.

    Segundo o diretor-executivo do CEBR, Douglas McWilliams, o Brasil bate os países europeus no futebol já há muito tempo, mas vencê-los também na economia é um novo fenômeno. Nossa tabela para a liga mundial econômica mostra que o mapa está mudando, com os países asiáticos e produtores de commodities ganhando vantagem enquanto a Europa perde espaço, afirmou.

    O CEBR prevê uma década perdida para a Europa, com baixo crescimento, enquanto as economias da região esforçam-se para reduzir a dívida soberana no curto prazo. A economia mundial, segundo o órgão, deve crescer apenas 2,5% no próximo ano, sob o risco de que essa expansão seja ainda menor, de 1,1%, caso um cenário envolvendo um ou mais países deixando a zona do euro ou uma crise bancária venham a se concretizar.

    No cenário central, sem ruptura, o órgão projeta recessão na Europa, com retração de 0,6% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2012, crescimento de 1,6% nos Estados Unidos e de 7,6% para a China. Já o Brasil, um dos países com laços mais estreitos com a União Europeia e dependente dos preços das commodities, deve passar de crescimento de 2,8% em 2011 para 2,5% no próximo ano, menos do que preveem os economistas consultados pelo boletim Focus, do BC, que projetam expansão de 3,4% no próximo ano.

    • Publicações3464
    • Seguidores18
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações12548
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/brasil-passa-reino-unido-e-e-a-6-economia-mundial-diz-jornal-ingles/2978161

    Informações relacionadas

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 16 anos

    Brasil está "em vias de virar superpotência", diz Financial Times

    Brasil ultrapassa Reino Unido e se torna 6ª economia do mundo

    Canal Ciências Criminais, Estudante de Direito
    Artigoshá 5 anos

    Fui absolvido num processo criminal. Posso ser indenizado pelo Estado?

    Flavio Meirelles Medeiros, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    Artigo 283º CPP – Presunção de inocência.

    Brasil será 4ª maior economia do mundo em 2050, afirma estudo da PWC

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)